Literatura Infantil

 Literatura infantil: “o patinho feio” do mundo literário

 por * (jp@jornaldopovo.com.br) - 23/03/2007

A Literatura infantil permite que a criança aprenda a lidar e a superar situações reais, comuns no seu dia-a-dia

Todos sabemos (ou, ao menos, devemos saber) quão imprescindível é o papel da Literatura para a compreensão da sociedade e dos acontecimentos que a marcam. A Literatura vai além do simples entretenimento, pois se ocupa da representação das ideologias e dos acontecimentos sociais que se encontram refletidos, de maneira explícita ou implícita, nas obras literárias.
Dentro desse contexto, a Literatura infantil, apesar de ser, muitas vezes, desvalorizada, é uma modalidade literária como outra qualquer, com características temáticas e estruturais próprias, que, além de configurar-se como uma leitura que possibilita o entretenimento do público infantil, compromete-se com a formação social e humana deste público. A sua desvalorização, no entanto, não é exclusiva do nosso tempo, pois persegue esta modalidade desde o seu surgimento, debatendo-se o seu valor de um ponto de vista artístico e de um ponto de vista pedagógico, discussão que, na verdade, distancia o texto do mundo infantil.
A depreciação da Literatura infantil origina-se do desconhecimento de sua real importância, que reside, principalmente, no fato dela apresentar às crianças aspectos da realidade, como a morte, a discriminação social e racial, adequando-os à visão de mundo dos infantes, o que auxilia na compreensão e, até mesmo, superação destas questões.
A obra “O patinho feio”, de Hans Christian Andersen, tematiza a questão da discriminação, abordando a supervalorização da aparência física em detrimento das qualidades intrínsecas dos indivíduos. Nesta obra, um patinho é excluído pelos outros por ser diferente, vindo a se tornar motivo de chacota e a ser chamado de “o patinho feio”. Com o tempo, porém, ele descobre que não é um pato, mas um belo cisne, cuja beleza passa a ser admirada por aqueles que antes o desprezavam.
A discriminação, abordada em “O patinho feio”, é algo que, indubitavelmente, faz parte da realidade da maioria das crianças. Quantas delas não são excluídas pelas demais, inclusive em sala de aula, por serem mais baixas ou mais gordas, enfim, por não corresponderem aos padrões de beleza e de inteligência que são incutidos nas crianças, na mais tenra idade, pelos próprios adultos?
Este aspecto reitera a importância da Literatura infantil, pois, a exemplo da referida obra, ela permite que a criança aprenda a lidar e a superar situações reais, comuns no seu dia-a-dia, através de episódios ocorridos com personagens destas narrativas maravilhosas. Assim sendo, este aspecto, por si só, já basta para que a Literatura infantil deixe de ser o “patinho feio” do mundo literário, para ficar em pé de igualdade com as demais manifestações da Literatura, visto que ela não é melhor ou pior do que elas, mas igual.
 
Svtlana Minéia Lipke
Acadêmica de Letras da Ulbra/Cachoeira